sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Aquilo que realmente completa minha alma...


Posso afirmar que 2012 foi o ano mais surpreendente da minha vida. Não quero porém dar a este texto uma cara de "novas promessas para o novo ano".. nada disso. Quero contar sobre uma nova certeza que começou a arder em meu coração no ano que se passou e que agora, em 2013, tende a tomar uma grande proporção e mudar a minha vida.

2012 foi o ano em que realizei meus maiores sonhos...

Como é interessante quando os sonhos saem da mente e se tornam reais não? eu me formei em Ciências Contábeis, na PUC Minas, com 100% de bolsa.... emagreci 15 kilos e sai do quadro da obesidade (situação com a qual eu lutava a anos), reconheci o homem da minha vida (digo reconheci, pq eu já o conhecia a 10 anos, mas meu coração ainda não o havia notado), sai da posição de auxiliar no escritorio de contabilidade e conquistei a vaga de analista em uma empresa grande, onde eu posso crescer profissionalmente e aprender coisas novas, rompi temores do transito e agora to fominha de carro (bem, na BR ainda da um medinho né?), pude ir ao supermercado e comprar os superfluos dos quais fui privada toda a minha infancia, completei o meu primeiro 1/4 de seculo linda e maravilhosa, com uma festinha aconchegante ao lados dos meus melhores amigos.
2012 foi um ano de alcançar os desejos, sentir o gosto de realizar e de satisfazer... Só que 2012 se foi e junto com ele todos aqueles alvos pelos quais eu lutei toda a minha vida. Quando 2013 colocou suas manguinhas de fora, as adequações comecaram a surgir e novos desafios brotaram em mim - ano novo? vida nova!!! 2013 é o ano de perder os 12 kilinhos restantes, de planejar minha familia (me tornarei noiva em 2014 então preciso juntar a entrada para o AP), estudar em um ritmo frenetico para os concursos que estão brotando em todo o Brasil, enfrentar outros medos... novos medos... eu tenho, tenho e tenho.... e isso simplesmente não acaba mais.
De repente, diante disso tudo eu comecei a pensar sobre a vida e sobre a angustia de viver. Me lembrei então do meu lindo Soren Kierkgaard, dizendo que "o homem é o ser da angustia, que vive o incerto, torcendo para que os coisas deem certo". A angustia aqui não tem sentido de tristeza e sim de ansiedade.... essa nossa necessidade de colocar as coisas na ponta do lapis, do 100% de aproveitamento, de amadurecer, de fazer das 24 horas diarias uma batalha incessante rumo ao sucesso.....
Só que, pensando em sucesso, comecei a entender que, a quatro anos atras, eu encarava tudo o que aconteceu no ano de 2012 como o auge do meu existir.. e hoje, quando tudo isso realmente chegou, já me vejo querendo outras coisas... coisas maiores do que o tão sonhado "auge"... e que conflito interno me gerou pensar em tudo isso!!!
Foi então, nessa turbulencia, que Jesus comecou a segredar algo no meu coração e é sobre isso que quero falar aqui.
Me lembrei da passagem de Joao 6, quando alguns dos discipulos que seguiam a Jesus começaram a deixa-lo para seguir seus proprios caminhos... Não posso culpa-los é claro. Talvez eles estivessem cansados dos sermões lunaticos, dos longos percursos no sol escaldante... talvez estivessem com saudades da agua quente do chuveiro ou do peixe cozido da vovó... talvez, se eu tivesse vivido naquela epoca, também teria voltado ou pelo menos, ficaria muito tentada a isso.
Jesus, vendo que a inadimplencia estava aumentando, voltou-se aos 12 e disse: Vocês querem ir também? ..... e, é nessa hora Pedro da a cartada que me fez refletir sobre tudo o que tenho feito e sonhado... Ele responde a Jesus: "Aonde nós iremos se só tu tens palavras de vida eterna"?

Fantastico!!! Da lhe Pedro...

Comecei a pensar então que, por mais que eu lute e me descabele, nada, absolutamente nada poderá suprir a necessidade da minha alma  e tão pouco o vazio do meu coração.... todas as coisas disponiveis neste mundo, todas as conquistas, nos enchem, mas não nos mantem satisfeitos.... a magnitude de existir só acontece quando reconhecemos que, o melhor lugar pra se chegar é uma cruz e não um pulpito, que a melhor forma de ser reconhecido é através do serviço ao proximo, que é preciso calar quando nossas palavras não são as mais sábias para o momento, que é preciso amar quando o mundo em nossa volta grita "Odeie, mate, torture e vingue!!!" Que é necessário acordar todo os dias, abrir as janelas, expulsar os demonios e dizer: Deus, eu sou homem e falho... cuida de mim... não posso e não quero andar sozinho!

Talvez o mundo esteja deste jeito louco exatamente por essa emancipação... por achar que, nós realmente podemos algo por nós mesmos, que nos bastamos em nós e que somos perfeitos e completos..... Nós somos pó, filhos de Adão, completamente caidos e necessitados de viver em Cristo....

A cada dia entendo mais que a religião (embora importante) as vezes limita nossa capacidade de ir alem em Deus... porque Deus não é um estilo de vida. Conhecer a Jesus significa "conhecer" mesmo... a pessoa de Cristo, manifesta em nós... Porque quando ele se manifesta, todas as outras coisas vão ficando em expectativa.... ai, eu nao sofro tanto, não me frustro tanto, porque afinal, é essencial conquistas as coisas pra ser viver, só que viver está eternamente além do apenas conquistar... Viver pra nós é Jesus e ele é a razão maior.

Que 2013 seja um ano de conquistas, mas que, além e sobre tudo isso, seja um ano de deitamos no colo de Jesus e entender sua missão para nós enquanto caminharmos por este mundo.

bjus a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário